Sistema ePGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Digital

    Setor Privado

    23/08/2015

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O ePGRS é um sistema via web que permite o gerenciamento dos resíduos sólidos para qualquer atividade empresarial. O sistema identifica os resíduos gerados, de acordo com os locais de geração, classificando-os automaticamente pelas normas da ABNT, CONAMA e ANVISA, registrando as formas de armazenamento, transporte e destinação final ambientalmente correta. O ePGRS possui dois módulos de operação: 1. Módulo Empresarial (Empresas)- é uma ferramenta de gestão que permite as empresas a obterem informações para um correto manejo dos resíduos, possibilitando a elaboração do PGRS, que pode servir para planejar a Logística Reversa através do levantamento qualiquantitativo. 2. Módulo Público (Prefeituras) - é o módulo que se integra ao Gestão Empresarial, realizando suporte completo para análise e fiscalização dos laudos de PGRS enviados "on line" pelos geradores e compilando todas as informações dos PGRS's instantaneamente.

    O que motivou a iniciativa

    Observação de que as empresas possuem desconhecimento de como preparar o PGRS e quando são obrigadas a fazê-lo, o fazem apenas para cumprir a solicitação oriunda do poder público municipal.

    Principais resultados

    Para as empresas - incentiva as empresas a realizarem a gestão dos resíduos sólidos gerados, com foco na redução de desperdício, reduzindo custos, e no reuso ou reciclagem – como forma de receita. - a análise das informações geradas permite desenvolver um plano de logística reversa que atenda os acordos setoriais existentes, ou possa servir como base para a implantação dos referidos acordos. Para as Prefeituras - serve como fonte de receita, pela oferta de um serviço que venha a beneficiar o município, e que atenda a Legislação vigente. - serve como forma de controlar o movimento e transporte dos resíduos gerados, bem como seu destino final, permitindo que haja a possibilidade de notificação ou imputação de responsabilidade em caso de sinistro que gere passivo ambiental. Para a sociedade - o correto manuseio dos resíduos permite a redução dos vetores de contaminação e por consequência melhoria na saúde; - reduz a exposição de resíduos contaminantes, reduzindo a possibilidade de contaminação.

    Desafios Enfretados

    Desenvolver um sistema que seja ao mesmo tempo prático e completo no momento de incluir as informações necessários para gerar o laudo.

    Lições aprendidas

    Com o sistema ePGRS foi possível observar a necessidade que as empresas possuem em gerenciar uma parte do processo de produção, que evita o desperdício, salvaguardando recursos tanto humanos, como financeiros, para a aplicação em outras áreas da empresa. O sistema quando utilizado passa a ser entendido como uma ferramenta de gestão, permitindo ao empresário/gestor a visão crítica do movimento de resíduos e o impacto ambiental que este movimento acarreta. Nossa recomendação é que o sistema seja implantado em todas as empresas.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    ECOUNITY BUSINESS LTDA
    CNPJ
    12661604000168
    Endereço
    ECOUNITY BUSINESS LTDA
    Equipe Técnica
    Quirino Osório Silva Junior – Engenheiro Civil Dante Greca Filho – Engenheiro Químico Tatiana Toledo de Mattos Ferreira – Farmacêutica Ostender Ferreira Junior – Analista de Sistemas Nilson Nogacz – Economista Willian Jorge de Mello – Eng. Químico Camila Renato Cordeiro – Técnico em Meio Ambiente Cornélia Gorski - Bióloga José Ramirez – Analista de Sistemas

    Categorias

    Público em Geral

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas